O MotoGP está ao rubro! Nas classes mais baixas a disputa pelo primeiro lugar da classificação pode não estar a ser tão efusiva, mas na categoria mais alta essa luta está ao rubro, com os quatro primeiros classificados separados por apenas 10 pontos. O GP da Catalunha sob rodas no Fair Play
Grande Prémio Monster Energy da Catalunha – Circuito de Barcelona
Realizou-se de 9 a 11 de Junho o Grande Prémio da Catalunha, em Barcelona e contou com algumas surpresas.
Moto3
Na categoria mais baixa do campeonato, foi Joan Mir a vencer a prova catalã, depois de se ter qualificado apenas em quinto lugar da grelha de partida e de ter rodado sempre nos lugares da frente durante todo o fim-de-semana.
Em segundo ficou Romano Fenati a pouco menos de 2 décimas e em terceiro ficou o vencedor da sessão de qualificação e pole position, Jorge Martin, a menos de 3 décimas do vencedor.
Moto2
Na classe intermédia foi Alex Marquez a dominar o fim-de-semana, ao garantir a pole position e a vencer posteriormente a corrida, a sua segunda vitória este ano, com grande à vontade e vantagem sobre os concorrentes.
Em segundo ficou Thomas Luthi a mais de 4 segundos e em terceiro Miguel Oliveira a mais de 5.
MotoGP
Já na categoria mais alta de 1000cc, foi Andrea Dovizioso a garantir a vitória da corrida para a Ducati, também a sua segunda deste ano, isto depois de se ter qualificado apenas em sétimo da grelha de partida.
Marc Marquez garantiu o segundo lugar a mais de 3 segundos e a fechar o pódio ficou Dani Pedrosa a quase 7 segundos de distância.

Motul TT Assen – TT Circuit Assen
O GP da Holanda disputou-se entre 23 e 25 de Junho em Assen.
Moto3
Na categoria de 250cc foi Aaron Canet a vencer a prova holandesa, a sua segunda este ano, depois de ter começado a corrida no sexto lugar da grelha de partida.
Na segunda posição fiocu Romano Fenati a 35 milésimas e em terceiro John McPhee a 117 milésimas, numa corrida decidida apenas na linha de chegada.
Moto2
Em Moto2, somando a sua quinta vitória do ano, foi Franco Morbidelli a levar a melhor sobre os oponentes, que não lhe facilitaram a vida e estiveram na disputa da vitória na corrida até ao fim. Mobidelli que dominou por completo a tapa, não tendo sido o melhor apenas na primeira sessão de treinos livres.
Em segundo lugar ficou Alex Marquez a pouco mais de 1 décima e em terceiro o japonês Takaaki Nakagami, garantindo o seu terceiro pódio do ano.

MotoGP
Na classe superior foi Valentino Rossi a conseguir a vitória da etapa, depois de se ter qualificado em quarto lugar para a grelha de partida e de ter passado despercebido durante quase todas as sessões de treinos livres.
Danilo Petrucci ficou em segundo lugar a 63 milésimos de “El Doctor” e Marc marquez conseguiu levar a melhor sobre Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso na luta pelo terceiro posto.
GoPro Motorrad Grande Prémio da Alemanha – Sachsenring
O grande prémio germânico realizou-se de 30 de Junho a 2 de Julho no circuito de Sachsenring, na Saxónia.
Moto3
Em moto3 Joan Mir somou a sua quinta vitória deste ano, depois de ter dominado quase por completo as sessões livres e de se ter classificado em segundo na qualificação.
Canet que tinha conseguido a pole abandonou a corrida à 12ª volta, tendo Romano Fenati acabado em segundo e Marcos Ramirez acabado em terceiro.
Moto2
Na categoria de 600cc Franco Morbidelli conseguiu mais uma vez a pole position seguida de vitória na corrida, distanciando-se assim dos adversários na classificação geral.
Miguel oliveira conquistou pela segunda vez a sua melhor marca em moto2, o segundo lugar, a 66 milésimas de Morbidelli e Francesco Bagnaia acabou em terceiro.
MotoGP
Na Alemanha o fim-de-semana foi de alegria para o espanhol Marc Marquez que dominou o último dia de treinos livres e de qualificação, garantindo a pole position e confirmando depois o bom momento com a vitória na corrida a mais de 3 segundos de Jonas Folger, segundo classificado e a mais de 11 de Dani Pedrosa, terceiro classificado.
Miguel Oliveira
O português fez uma boa corrida na Catalunha, circuito por onde já passou várias vezes e ao qual já está habituado, tendo conseguido o terceiro lugar.
Na Holanda as coisas não correram tão bem e apesar de até ter rodado na liderança da corrida, acabou por não conseguir fazer melhor que a quinta posição.
Na Alemanha voltou a fazer um excelente resultado e a afirmar-se como um dos melhores.
Apesar de ser ter qualificado em sexto lugar, conseguiu recuperar até ao segundo lugar durante as primeiras voltas da corrida. Foi aproximando-se de Morbidelli e chegou mesmo a ser líder da corrida na penúltima volta, mas o italiano acabou por levar a melhor, com o português a ter de se contentar com o segundo posto.
Na classificação é agora terceiro a 23 pontos do segundo.

Classificação Moto3: https://goo.gl/udatb9
Classificação Moto2: https://goo.gl/hqZ8h1
Classificação MotoGP: https://goo.gl/Wq8pMj


