Com a convocatória da selecção portuguesa para os campeonatos da Europa de Juniores, o Fair Play inicia uma série de 13 artigos para apresentar os 13 nadadores presentes em Netanya (Israel)
O Meeting Internacional do Porto constituiu a última oportunidade para os nadadores juniores portugueses fazerem marcas de acesso aos Europeus do escalão. Com a selecção definida, iniciaremos o desfile dos nadadores que representarão Portugal no certame. Fá-lo-emos diariamente até dia 28 de Junho (primeiro dia de competições em Netanya) e por ordem alfabética.
Rafaela Azevedo
Nome: Rafaela Gomes Azevedo
Data de Nascimento: 21 de Janeiro de 2002
Clube: Sport Algés e Dafundo
Treinador: André Ribeiro
Provas: 50, 100 e 200 metros costas
Historial
Dos 13 artigos sobre os convocados para os Campeonatos da Europa de Juniores, o de Rafaela Azevedo será o mais curto. Isto porque a nadadora algesina ainda é juvenil!
A mais nova de uma linhagem de campeãs, Rafaela sempre representou o Algés e chega a estes campeonatos antes do tempo porque é, de facto, um dos maiores talentos produzidos em Portugal.
A história remonta apenas à época 2013/2014, a sua primeira época em competição. Começou por ser bi-campeã zonal infantil-B da zona sul, nos 800 livres e 200 costas, ficando no 2º lugar nos 100 costas e nos 200 livres.
Nos nacionais de infantis, já se impôs como a melhor costista da sua idade, vencendo as provas de 100 e 200 costas na categoria infantil-B. Na prova mais longa ficou a centésimos do record nacional.
Recordes esses que viriam na categoria seguinte. Como infantil-A, estabeleceu dois novos recordes nacionais da categoria, ambos nos 200 metros costas (um em piscina curta e um em piscina longa), ambos no mês de Junho. O primeiro em piscina curta, em casa, no Torneio do Centenário do Sport Algés e Dafundo, e depois em piscina longa no Memorial Morena.
No mês seguinte, nos nacionais de infantis, não melhorou as marcas mas chegou para ser novamente campeã nacional dos 100 e 200 costas.
Em juvenil-B, ou seja, no ano passado, iniciou a época sagrando-se tetra-campeã zonal. Venceu as suas provas clássicas (100 e 200 costas) e ainda os 100 e 800 livres. Nos nacionais de juvenis, sem surpresa, foi a campeã nacional juvenil-B dos 100 e 200 costas.
Nos campeonatos do escalão, no final da época passada, voltou a conseguir vencer as suas duas provas de eleição, mesmo nadando contra nadadoras um ano mais velhas.
Esta época, enquanto juvenil-A, voltou a repetir os títulos zonais dos 100 e 200 costas. Já nos nacionais, adicionou mais uma prova ao seu leque de títulos: 50 costas. Assim, foi campeã nacional nos 50, 100 e 200 costas. Nos 50 e 100 metros superiorizou-se inclusivamente às nadadoras seniores, sendo campeã absoluta.
Em resumo, Rafaela Azevedo é das poucas nadadoras portuguesas que, para já, pode dizer que foi sempre campeã nacional nas mesmas duas provas, em todos os campeonatos nacionais que nadou.
Foi com o tempo de 1:04.44 aos 100 metros que Rafaela conquistou o direito de estar em Israel.
A sua progressão nas provas que nadará em Israel foi a seguinte:
Antevisão
A benjamim da equipa, pela sua idade, só deve ter dois objectivos: aquisição de experiência internacional e desfrutar ao máximo de uma competição deste nível. Só depois virá a possibilidade de record nacional (o dos 100 metros está a 52 centésimos de distância; o record de juvenil-A é melhor que o de juniores) e só depois pensar em passar as eliminatórias.
Este último objectivo até pode ser inadvertidamente atingido, uma vez que nos 50 metros tem boas possibilidades de chegar à meia final. É uma prova onde centésimos significam lugares na tabela classificativa, mas na qual o seu tempo daria 18º lugar no ano passado.